Na contramão da Europa e EUA, covid-19 cresce no Brasil. E deve piorar

Escrito por Portal TPNews

26 de junho de 2021

Categoria(s): Saúde Ocupacional

Tag(s):

Mundo registra cinco semanas de queda de casos e mortes de covid-19, resultado da combinação entre isolamento e vacinação. Já no Brasil, surto segue sem controle e provoca pessimismo de especialistas

São Paulo – Enquanto a covid-19 avança no Brasil em uma segunda onda de contágio e mortes, outros países começam a viver uma situação de relaxamento em relação à pandemia. A Europa já soma cinco semanas de redução nos surtos locais. Também os Estados Unidos, há seis semanas com quedas consecutivas de novos casos. Diante do cenário, especialistas divergem sobre o futuro próximo da disseminação do vírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) pede cautela.

O professor Marty Makary, da Universidade Johns Hopkins, referência em epidemiologia, é bastante otimista. Ao observar uma redução de 77% de casos nos Estados Unidos, com a chegada do fim do inverno, o especialista sugere que a pandemia pode estar próxima do fim. Em artigo publicado no Washington Post, ele crava que a circulação do novo coronavírus no mundo se dará em abril.

O otimismo de Makary tem relação com o rápido crescimento no número de vacinados, além da expansão da chamada imunidade coletiva, ou de rebanho. O professor critica essa modalidade como estratégia de política pública de saúde. No entanto, reconhece que é possível que parte da população de uma cidade, por exemplo, desenvolva imunidade depois que uma ampla parcela dos moradores seja infectada. Com isso, “quebra-se a cadeia de transmissão”, defende.

Portal TPNews
Portal TPNews

Portal de Notícias Online

Compartilhe

Assine nossa newsletter

 

Nos siga nas redes sociais

 

Veja também

Offshore põe Paulo Guedes no centro da agenda política da semana…

Escândalo revela que ministro Paulo Guedes lucrou com empresa em paraíso fiscal, a cada mês algum membro da equipe de Bolsonaro é pego em escândalo. Desta vez, o ministro da Economia, Paulo Guedes, é suspeito de movimentar  milhões de dólares de forma ilegal no...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.