Rebelião em Magé deixa rastros de destruição e morte

Escrito por Portal TPNews

4 de julho de 2021

Categoria(s): Sistema Penitenciário

Tag(s): Rio de Janeiro

A rebelião de cerca de 5h na Casa de Custódia Romero Neto em Magé, baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, ocorrida na sexta-feira (02) deixou um rastro de destruição e morte nas galerias do terceiro andar do presídio. O Portal TpNews obteve imagens dos estragos e da violência criminosos contra Policiais Penais, em frente uma das celas superlotadas daquela unidade prisional. 

Os presos se amotinaram após anunciada a transferência de um dos líderes e fundador da facção Povo de Israel, facção predominante no Presidio Romero Neto, o que se fez necessário a solicitação da intervenção do Grupamento de Intervenção Tática da SEAP-RJ. Durante o confronto, seis presos ficaram feridos no local e pelo menos cinco internos foram socorridos encaminhados para o Hospital Penal SEAP/HÁ em Bangu, com graves queimaduras pelo corpo. O Mesmo ocorreu no Presídio Nelson Hungria, onde os interno se amotinaram, atendendo o comando de Avelino Gonçalves Lima líder da facção composta por travestis e estupradores, segundo Wikipedia.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Povo_de_Israel

A mesma sorte não teve o interno, Edson Alves Luiz, socorrido no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, que segundo documento obtido com exclusividade pelo Portal TpNews; deu entrada na emergência, 03/06 as 01:50Hm, falecendo as 20:41Hm da mesma data.

Presos colocaram fogo em colchões e houve tumulto; moradores relatam fumaça e tiros

Presos colocaram colchões na frente das celas e ateram fogo, vitimando vários internos, além de depredarem todo o terceiro andar do presídio. A Polícia Penal do Rio, usou bombas de efeito moral e tiros com balas de borracha para conter a rebelião, evitando que o número de vítimas fossem ainda maior.

Os cinco presos feridos precisaram de atendimento médico e foram socorridos pelo SAMU. Ainda não há informações sobre o estado de saúde deles ou de registro policial responsabilizando os autores dos danos ao patrimônio público, lesão corporal, motim, desacato e homicídio até o momento. Até o momento, segundo informações ainda não oficiais, “apenas um amotinado teria sido conduzido ao isolamento de Bangu I até o momento”.

Avelino Gonçalves Lima, O todo poderoso chefe da facção, é dono de ficha criminal invejável

Na queda de braço entre o estuprador e o estado, venceu o estuprador, que devido a pressão dos amotinados, continua na unidade prisional Romero Neto. Isso até o momento.

Povo de Israel (PVI), também chamados de inimigos dos Inimigos ou Portal 001, é uma facção criminosa do Rio de Janeiro, criada em 2004, no presídio de Água Santa. É formada por criminosos renegados por outras facções, tais como estupradores, autores de atentado violento ao pudor ou mortes e agressões de grande repercussão, mal vistos pelos chefões do tráfico, além de Homossexuais e travestis.

Ao contrário das demais facções, o PVI não possui controle territorial sobre nenhuma favela, e concentra suas atividades ilícitas em extorsões por telefone, através do golpe do falso sequestro. Seus integrantes mais conhecidos são o bandido Avelino Gonçalves Lima (Alvinho) e Anderson Gonçalves dos Santos, o Lorde, que foi expulso do Comando Vermelho e ameaçado de morte após matar cinco pessoas, entre elas um bebê, carbonizadas num ataque a um ônibus em 2005. Em 2011, no entanto, foi dito que o Povo de Israel teria sido criado com o objetivo de diferenciar integrantes do chamado “seguro” das cadeias, que ali estavam por não terem sido aceitos ou terem sido expulsos de outras facções, de criminosos como estupradores e pedófilos.


Processo: 0004847-21.2009.8.19.0068 Acusado: AVELINO GONCALVES LIMA. Devedor:
Comarca: Comarca de Rio das Ostras
Serventia: Cartório da 2ª Vara


Processo: 0001788-88.2010.8.19.0068 Autor: MP Réu: AVELINO GONCALVES LIMA
Comarca: Comarca de Rio das Ostras
Serventia: Cartório da 2ª Vara


Processo: 0027188-07.2010.8.19.0068 Autor: MINISTERIO PUBLICO Acusado: AVELINO GONCALVES LIMA Devedor:
Comarca: Comarca de Rio das Ostras
Serventia: Cartório da 1ª Vara


Portal TPNews
Portal TPNews

Portal de Notícias Online

Compartilhe

Assine nossa newsletter

 

Nos siga nas redes sociais

 

Veja também

Offshore põe Paulo Guedes no centro da agenda política da semana…

Escândalo revela que ministro Paulo Guedes lucrou com empresa em paraíso fiscal, a cada mês algum membro da equipe de Bolsonaro é pego em escândalo. Desta vez, o ministro da Economia, Paulo Guedes, é suspeito de movimentar  milhões de dólares de forma ilegal no...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.